Temos enorme prazer em apresentar aos leitores o primeiro número da reVISTA multimídia bilíngue Libras/português. A reVISTA bilíngue é duplamente visual: Libras e português escrito. Na marca, usamos o SignWriting da palavra visão repetida duas vezes. Isso porque o sinal em Libras é uma batidinha no rosto apontando para o olho. Em SignWriting, o asterisco significa a batidinha e a marca da reVISTA usa dois asteriscos.

Nosso objetivo não é apenas mostrar alguns trabalhos que se destacaram e que foram desenvolvidos por estudantes, técnicos, professores ou convidados do IFSC câmpus Palhoça bilíngue. Queremos discutir os processos de criação e produção, instigar algumas reflexões e inspirar outras produções, servindo como recurso pedagógico para os estudos de comunicação visual e produção multimídia.

Para tanto, conversamos sobre o processo de trabalho com os integrantes de cada equipe que desenvolveu os materiais apresentados. Perguntamos quais foram as principais dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas e, ainda, pedimos que oferecessem dicas e recomendações para aqueles que em breve estarão atuando na área.

A reVISTA está dividida em quatro seções:

IMAGEM: apresenta trabalhos de design gráfico, projetos de identidade visual, tipografia, desenho e fotografia.

MOVIMENTO: mostra a produção videográfica e trabalhos de animação.

INTERAÇÃO: reúne estudos sobre usabilidade e projetos de materiais interativos e multimídia.

CONVIDADO: profissionais que nos inspiram e servem de referência para os trabalhos que têm como foco a acessibilidade.

A reVISTA foi viabilizada a partir do Edital nº 01/2018 Recursos e Práticas Pedagógicas Acessíveis DAE/DIREN –PROEN.

Também foi feita uma parceria com o curso técnico de Tradução e Interpretação em Língua de Sinais por meio do Edital nº 29/2018-2/PROPPI Programa de apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa com finalidade didático-pedagógica em cursos regulares no câmpus Palhoça bilíngue.