Fazer uma animação é criar a ilusão de movimento de forma cinematográfica. Este movimento pode ser criado de muitas maneiras, dependendo dos materiais e procedimentos adotados.

Criatividade e experimentação são ingredientes indispensáveis para trabalhar com animação, mas também é importante conhecer os recursos e as tecnologias disponíveis, bem como, seus limites e potencialidades. A seguir, conheça algumas técnicas de animação e veja as experiências realizadas por estudantes do curso de Tecnologia em Produção Multimídia.

Animação Tradicional

Tradicionalmente, o animador cria a ilusão do movimento, por meio de uma sequência de desenhos, os quais são fotografados quadro a quadro. O personagem é desenhado separado do cenário, de modo que não seja necessário redesenhar tudo, em cada quadro, ao construir o movimento do personagem.

Geralmente, o animador cria as poses principais de uma ação e, depois, completa com as poses intermediárias. Atualmente, esta técnica envolve a utilização do computador.

Esse tipo de animação exige muita dedicação e é bem demorado, mas isso não assusta quem gosta de trabalhar com animação.

Escolhemos a animação tradicional com 24 frames por segundo mesmo sabendo que seria um trabalho bem lento e minucioso porque gostamos muito da disciplina de animação e nos sentimos seguras para desenvolver. As etapas do projeto foram divididas em: argumento, procura por referências, storyboard e execução. Fizemos no Photoshop e demorou cerca de um mês, sendo a última semana de trabalho bem intenso.

Animação 2D e 3D digital

Hoje em dia, a maior parte das animações é feita no computador, de forma um pouco diferente da tradicional.

Nas animações 2D, os desenhos costumam ser mais simples, utilizando traços vetoriais e cores chapadas. O animador não precisa criar todas as poses para um movimento. Isto é, ele pode criar apenas as principais e o computador cria o restante, ou seja, ele faz a interpolação dos quadros.

Na animação 3D, os cenários e personagens não são desenhados, mas modelados no espaço, utilizando programas 3D. Esta técnica também é muito utilizada para a criação de efeitos visuais

Stop Motion

A animação é feita, a partir da manipulação física de objetos do mundo real, os quais são fotografados quadro a quadro para criar a ilusão do movimento.

Animação de recortes

É uma técnica que utiliza personagens, objetos e cenários recortados de materiais como papel, cartolina, papelão, tecido e até mesmo fotografias. Hoje em dia, esta técnica é simulada digitalmente.

Nessa animação o objetivo era informar sobre os benefícios da Kombucha, uma bebida pouco conhecida. A equipe nos contou que escolheram usar a animação de recortes por ser um modo muito bom para exemplificar de forma visual e com poucas palavras alguns itens, como o funcionamento das “bactérias do bem”.

Destacaram também que o trabalho de animação exige muita dedicação.

baster

Os vídeos bilíngue precisam ter acessibilidade para todos os públicos, possuir áudio descrição, língua de sinais e legenda. Isso foi um desafio para mim. Eu não consigo ouvir, então para fazer legendas ou colocar a voz nos vídeos eu sempre dependo de alguém para me auxiliar. Se eu estivesse sozinho não conseguiria fazer um vídeo desse tipo.

Darley Goulart

baster

Veja outro trabalho de animação com recortes:

Rotoscopia

Essa técnica que utiliza filmagens de atores reais como base para a animação. O rotoscópio foi inventado por Max Fleischer para fazer com que as animações parecessem mais reais e suaves, já que, até então, eram desenhadas livremente, baseadas somente na imaginação. O equipamento transferia a imagem dos atores por meio de um projetor em um vidro, onde era colocado um papel e o animador desenhava sobre a projeção, quadro a quadro, seguindo o movimento realizado pelos atores. Atualmente, a rotoscopia é realizada com o auxílio do computador.