Porcos Capitalistas é um trabalho de adaptação da peça de teatro Capitalist Pigs (Porcos Capitalistas), apresentada e publicada no Academy of Management e no Journal of Management Inquiry. A adaptação, feita por estudantes surdos, visa promover a discussão sobre o comportamento empreendedor. O trabalho foi produzido em vídeo, em Libras com legendas em português, e é um material instigante para ser utilizado em aulas de empreendedorismo. 

Porcos Capitalistas é uma fábula em que os porcos e outros animais falam. Narra a história fictícia de um país socialista que vira capitalista, no qual as fazendas de porcos são privatizadas.
Com o processo, os porcos – que conhecem seu destino – descobrem que precisarão morrer mais cedo, bem como se submeter a outras práticas degradantes que objetivam o aumento dos lucros. Mas na fazenda da Jen algo inesperado acontece: os porcos tomam uma atitude empreendedora e evitam até mesmo suas mortes. Isso permite que o comportamento empreendedor seja problematizado, como podemos verificar no vídeo a seguir.

O empreendedorismo é uma competência que pode ser desenvolvida e, por isso, é uma disciplina importante, que faz parte de muitos cursos atualmente. 

As características do comportamento empreendedor são, por exemplo, busca de oportunidade e iniciativa, estabelecimento de metas, planejamento, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, persuasão e rede de contatos. Tais características são exploradas para que os estudantes possam pensar, de forma reflexiva, em como promover mudanças comportamentais que permitam a elaboração de novas habilidade e atitudes empreendedoras. Exemplos de habilidade e atitudes empreendedoras que são trabalhadas em sala de aula são traçar cenários futuros, trabalhar de forma organizada e evitando o retrabalho, conhecimento de planilhas e gestão de longo prazo.

Bruno Américo

asterisco-branco

O indivíduo empreendedor é alguém dedicado e apaixonado pelo que faz. Esse envolvimento contribui para que fique atento às oportunidades e tenha ideias criativas. Mas ideias não bastam, é preciso ter atitude. O comportamento empreendedor é uma forma de agir capaz de transformar ideias em realização. Ou seja, é preciso saber explorar as oportunidades com atitudes inteligentes.

Vejam algumas particularidades do comportamento empreendedor e observe como foram mostradas nas atitudes dos porcos.

CORAGEM

O empreendedor é alguém ousado, que aceita correr riscos. É claro que faz um planejamento adequado para minimizar os riscos, mas também é capaz de mudar de estratégia caso seja necessário.

INICIATIVA

Empreender é colocar ideias em prática.

VISÃO ESTRATÉGICA

O empreendedor é capaz de identificar oportunidades e inovar, mas também sabe avaliar vantagens e riscos. 

LIDERANÇA

O empreendedor precisa fazer acontecer e, portanto, é importante saber organizar uma equipe competente e motivá-la.

Procure identificar também aspectos do comportamento empreendedor nas atitudes da equipe que desenvolveu o vídeo Porcos Capitalistas. Observe o que nos contaram sobre a produção:

O conteúdo da peça Porcos Capitalista oferece elementos ricos para se trabalhar, via narrativa de ficção, como porcos comuns desenvolveram características do comportamento empreendedor para não serem abatidos e servidos como prato principal de uma refeição qualquer.

Mas também podemos observar como os estudantes puderam repensar e empregar suas habilidades e atitudes para gravar a peça de teatro Porcos Capitalistas, que envolveu ensaio, planejamento, montagem e desmontagem de equipamento, gravações, organização dos vídeos, edição, revisão. 

O projeto foi coordenado pelo Profº Bruno L. Américo com a participação de Carolina Stefany Kich da Silva, Evellin Domingos Vieira, Felix Mickael Felippe, João Anibal Pires, Lucas Santana Martin, Davi Ramos Trezena, Israel Torquato Batista, Fernanda Flores dos Santos e dos tradutores Sulivan Wainer e Priscila Paris Duarte.