iDEV é a Empresa Júnior do Curso de Produção Multimídia/IFSC Palhoça Bilíngue que trabalha com desenvolvimento web, criação de interfaces e acessibilidade com foco em Libras. É uma organização sem fins lucrativos de cunho educacional.

A marca da iDEV representa o que a empresa faz: desenvolvimento de aplicativos que levam em consideração as necessidades dos surdos e valorizam a Libras. Para saber mais sobre a marca e a identidade visual da empresa júnior acesse o artigo da Revista nº2:

A Empresa Júnior iniciou suas atividades em 2019 sob coordenação do prof.  Bruno Veloso e logo no primeiro ano de atividades teve que se adaptar ao modelo de trabalho remoto imposto pela pandemia.

Uma das dificuldades nesse período foi propiciar o engajamento da equipe. Aspecto delicado, porque a distância facilmente faz com que os membros da equipe percam a conexão uns com os outros e com a empresa, e foi o que aconteceu, inicialmente com a iDEV.  Mas em agosto de 2020, a empresa se reinventou, conseguiu se adaptar às novas condições fazendo cada fez mais uso da tecnologia para compartilhamento de tarefas e informações. Assim, a iDEV com trabalho remoto produziu, inovou, cresceu e a empresa, que começou com 2 participantes, atualmente conta com 6 membros e 6 trainees.

Conversamos com alguns participantes para saber como fizeram para gerenciar os projetos e conquistar clientes no trabalho remoto. 

Os trainees quando entram na empresa, recebem um curso de nivelamento para aprender a utilizar as ferramentas e conhecer os processos utilizados. O conhecimento técnico é importante e exige muito estudo para o desenvolvimento dos projetos. Quando surgem dificuldades elas são resolvidas na equipe ou com o apoio de professores. A iDEV também recebe apoio externo, pois é uma empresa Federada, ou seja, faz parte da FEJESC – Federação de Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina. Com isso a iDEV recebe suporte (dicas, materiais e acompanhamento), o que permite a empresa e seus participantes se desenvolverem cada vez mais.

No entanto, o conhecimento técnico não é suficiente para o trabalho na iDEV. A gestão de projetos envolve também a gestão de equipes. E trabalhar em equipe é um aprendizado importante que requer habilidades específicas. 

Como salienta Heitor Ramos, diretor de projetos da iDEV:

Hoje em dia, sou da direção de projetos, eu encabeço essa área. Faço a organização do projeto desde o início, começando a planejar tudo até chegar na execução e a entrega final. É uma experiência que me ajudou muito a ver realmente como é trabalhar na área, ver como é lidar com pessoas, com clientes. É uma experiência que se eu não tivesse dentro da iDEV eu ia demorar muito pra conseguir desenvolver[…] então eu recomendo muito, para quem puder, participar da empresa júnior, a conhecer e a ter essas experiências não só pelo crescimento profissional que ela proporciona mas também pelas experiências de conhecer o pessoal, trabalhar com o pessoal dentro dos projetos, que são coisas muito importantes.

EQUIPE DE VENDA E MARKETING

Para captar novos clientes, a iDEV desenvolve campanhas de divulgação incluindo ações de social media, área em que os participantes da empresa estão estudando e se aprofundando cada vez mais. Para captar novos clientes a iDEV precisa se mostrar para a comunidade e divulgar seus serviços.

Assim, a empresa júnior desenvolve campanhas de divulgação incluindo ações de social media, área que os participantes da empresa estão estudando e se aprofundando cada vez mais. Um projeto que surgiu da necessidade de captar novos clientes foi o desenvolvimento de um filtro para o instagram.

Como parte desse trabalho de relação com a sociedade, em julho de 2020, a iDEV também organizou seu primeiro workshop online aberto ao público geral. O objetivo do workshop foi levar a vivência da empresa júnior para as demais pessoas e apresentar as etapas do desenvolvimento de um app.

Segundo Heitor, nos últimos meses, a iDEV está seguindo com o sinal verde e sempre captando novos clientes e projetos.

EQUIPE DE PROJETO

Para estabelecer uma relação de confiança com os clientes é preciso cumprir os prazos e definir claramente o que será entregue.

A equipe de projeto é subdividida em design e desenvolvimento, mas o grupo precisa trabalhar de forma sincronizada. Inicialmente não usavam nenhum sistema de gestão de projetos, mas com o trabalho remoto, perceberam a importância de usar programas específicos para organizar as atividades de forma eficiente, num ritmo adequado para todos.

Mas claro, mesmo com as facilidades oferecidas pela tecnologia, é a disposição e responsabilidade de cada um que faz o trabalho engrenar. E a iDEV tem conseguido manter o envolvimento e integração do grupo.

A diretora de produto, Luisa Juskow, conta como a empresa contribuiu para aprender a gerenciar seus compromissos: 

Desde que comecei a participar dos projetos, a iDEV vem me mostrando como posso me tornar uma profissional melhor, como me organizar melhor para entregar minhas tarefas, cumprir meus horários e meus compromissos, como trabalhar em equipe e gerir pessoas e, é claro, como resolver os perrengues (que sempre estão presentes).

Além da organização do tempo, é fundamental que as entregas que serão feitas para o cliente fiquem claramente definidas no contrato, incluindo a definição de um número razoável para solicitações de ajustes após a entrega do trabalho. Amanda, presidente da iDEV nos contou que aprenderam isso na prática, no desenvolvimento de projetos que foram se transformando ao longo do processo e que exigiram um trabalho exaustivo de ajustes que não estavam previstos.

Mas afinal, quando um sistema de comunicação está pronto? Naturalmente, precisa ir se transformando a partir dos usos para continuar vivo. Por isso, o contrato de trabalho deve considerar essa realidade e a equipe precisa saber estabelecer os limites.

EQUIPE DE GESTÃO

É a equipe de gestão que coordena e organiza tudo isso. A gestão de projetos é uma atividade de caráter multidisciplinar que envolve temas de áreas como administração, recursos humanos, marketing e finanças. É responsabilidade dessa equipe o gerenciamento do escopo do projeto, do cronograma, de recursos, da qualidade, gerenciamento de riscos, gerenciamento da comunicação entre as partes interessadas e do uso de softwares.

Para que tudo seja feito num ritmo adequado, as atividades da iDEV são organizadas seguindo etapas determinadas e com várias apresentações para o cliente. 

Após o primeiro contato com o cliente, é feita uma reunião de diagnóstico para apresentar a empresa júnior e a sua carteira de serviços, além de tentar entender as necessidades e expectativas do cliente sobre o projeto solicitado.  Posteriormente, é feita outra reunião para apresentar a proposta contendo valores e prazos, e, se necessário, são feitos os ajustes no planejamento.

Após fechado o contrato, é feito um briefing com o cliente para dar início ao desenvolvimento do front-end (interface) do site e/ou aplicativo e depois de aprovado é iniciado o desenvolvimento do back-end (programação). Na fase da programação são feitas duas apresentações para o cliente, uma para se certificar de que tudo está alinhado e a outra para a entrega do projeto completo. Um exemplo de projeto desenvolvido à distância, que seguiu estas etapas sequência foi o website da empresa Ação Júnior.

Como pode ser visto, participar de uma empresa júnior traz muitos benefícios ao estudante não apenas educacional, mas também profissional e pessoal. E a adoção do trabalho remoto foi legal para a iDEV proporcionando maior produtividade e flexibilidade, podendo contar com clientes e membros da equipe sem restrições geográficas. Mas foi necessário superar alguns desafios como adequar o fluxo das atividades, valorizar o trabalho da equipe de gestão de projetos, contar com participantes comprometidos e investir no uso de tecnologias adequadas.