Essa é uma palavra nova! Foi criada pela professora Janaína Ramos Marcos e pelos estudantes da disciplina de Tipografia do Curso Técnico em Comunicação Visual do IFSC câmpus Palhoça bilíngue, que conta com uma turma de surdos e outra de ouvintes.Tudo começou com um projeto educacional, coordenado pela professora Janaína, que pretendia muito mais do que apenas apresentar a teoria ou fundamentos da tipografia, mas aplicar estes conhecimentos na criação de objetos “usáveis” e divulgar a produção discente para além das fronteiras da sala de aula ou do câmpus.A proposta foi a de explorar a tipografia na criação de camisetas usando uma frase, escolhida por cada estudante, para apresentar uma ideia com a qual se identificam.Na primeira etapa do projeto, os estudantes foram convidados a escrever palavras ou frases para reconhecimento de conceitos e da própria tipografia.

E assim nasceu a palavra Tipografismo.

O nome surgiu a partir das primeiras atividades propostas em sala em aula, em que os alunos puderam experimentar o desenho manual de letras, observando sua própria letra, seus traços, curvas e conceitos que transmitem. Dos trabalhos apresentados, surgiu “tipografismos” ou seja uma palavra não existente, uma junção de typo (letra) + grafismo (desenho).

Janaína Ramos

A criação das estampas para as camisetas também começou com esses rabiscos. É assim mesmo que geralmente são feitos até mesmo os mais sofisticados projetos criativos.

Parece simples, mas a Tipografia não é apenas a escolha do tipo de letras, é também o planejamento gráfico de todo o espaço que utiliza textos. É elemento fundamental nos projetos gráficos, seja no projeto de um livro, revista, jornal, seja numa marca, num catálogo, site, embalagem, sinalização etc.

A tipografia é planejada para atrair o leitor e transmitir uma ideia sobre o conteúdo. A composição do texto também é significativa. A mensagem não está apenas nas palavras, mas também na forma de dizer, na maneira como as palavras se mostram.

A partir da análise do estilo tipográfico de cada um, e dos estudos teóricos, foram desenvolvidas as seguintes etapas de trabalho:

Definição dos conceitos, ou seja, das ideias principais que o design deverá transmitir.

Pesquisa de referências em fontes existentes que tenham similaridade com os conceitos definidos e os traços esboçados.

Painel semântico (reunião de imagens com base nos conceitos definidos) para estudo dos elementos gráficos que poderão ser usados no projeto.

Desenho manual da família tipográfica e criação das estampas para as camisetas.

Transformação do desenho manual em digital, para uso no projeto das camisetas.

Para o projeto tipografismos, João Paulo Khum escolheu uma frase da música Tempo de Pipa, do artista Cícero e partiu da própria letra para começar os estudos gráficos:

CONCEITOS: simples, corriqueira, apressada.

Pesquisa de referências.

Painel semântico.

Desenho manual da família tipográfica.

Criação da estampa para a camiseta.

Além das camisetas, foi criado o projeto de identidade visual do próprio projeto e um site para apresentar os materiais produzidos. O trabalho foi sendo registrado num diário, algo muito interessante para se compreender o processo de trabalho e estudar a metodologia de projeto de design. Fica a dica.

Os alunos tiveram a oportunidade de exercitar sua criatividade, criando estampas que se tornaram peças de vestuário exclusivas, aliando conhecimentos sobre novos arranjos sociais e econômicos, tais como economia criativa e compartilhada e “Fashion Revolution” – faça sua moda.

Janaína Ramos

Selecionamos alguns exemplos, mas têm muitas camisetas interessantes, escolha as que você mais gosta no site: