Nesta edição da reVISTA, em situação de plena pandemia, reconhecemos que surgiram dificuldades, mas também temos muitas coisas legais para mostrar e isso foi instigante para nós.

Alguns projetos ainda não foram implementados, como o do Cantinho do bem, um espaço de compartilhamento de roupas e objetos que recebeu uma nova identidade visual e inclusive um novo nome: RECANTINHO. A matéria aborda o redesign e as estratégias para o reposicionamento da marca.

A matéria sobre Naming, ou seja, a escolha estratégica para o nome de um empreendimento, está muito interessante porque mostra várias soluções criativas, além de métodos e técnicas úteis para quem vai desenvolver esse tipo de trabalho. Escolher um nome parece fácil, mas quando temos que escolher o nome para um filho que vai nascer ou para uma nova empresa percebemos como é difícil ser original.

Na parte sobre audiovisual mostramos os desafios na produção de uma web serie que aborda a CULTURA AÇORIANA, pensada em Libras.

Sobre interatividade também temos matérias que abordam projetos importantes, como o desenvolvimento do portal de Libras.  O portal de Libras faz parte de um projeto coordenado pela profª. Ronice Müller de Quadros, da UFSC, e envolveu pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. É um espaço para compartilhamento de materiais em Libras e sobre a Libras. Além de materiais literários, acadêmicos e didáticos, oferece informações sobre cursos, pesquisas em desenvolvimento, dados estatísticos e disponibiliza recursos para pesquisa e ensino, como a gramática da Libras, um quadro de referência para o ensino de Libras como L2 com exemplos de aulas, glossários, banco de sinais, corpus de Libras, Antologia da literatura em Libras e um espaço interativo. Dá para imaginar que o projeto de design não foi um trabalho simples. Precisou ser feito com muitas pesquisas e discussões envolvendo participantes surdos e ouvintes, e gerou muita aprendizagem que buscamos sintetizar para compartilhar com você aqui na reVISTA.

Nessa seção apresentamos também a produção do jogo UNI, um material educativo com o tema gênero e sexualidade. Abordamos as etapas de trabalho da pré-criação e conversamos com os projetistas acerca dos problemas ou oportunidades que dão início aos projetos de design, a definição dos objetivos, a especificação de requisitos e a elaboração dos critérios para a avaliação. E mostramos ainda o trabalho de conclusão de curso de Felipe dos Santos que analisa como a ferramenta CLOSE FRIENDs do Instagran stories está sendo usada para estratégias de marketing.

Por fim, nossa convidada especial para esta 5ª edição da reVISTA é a professora e fotógrafa Deise Albertazzi Gonçalves Tomelin. Muitas das suas videoaulas sobre fotografia de produtos estão sendo traduzidas para Libras e ensinam de forma muito espontânea, agradável e detalhada como fazer um estúdio em casa, produzir fotos de qualidade utilizando apenas o celular, fazer tratamento de imagens com recursos gratuitos e oferecem muitas dicas importantes. Nossa matéria dá uma boa prova. Aproveite!

E desejamos que a leitura seja inspiradora para você também.

A reVISTA nº5 foi desenvolvida com apoio do IFSC – Edital 23/2019/PROPPI/DAE PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS QUE CONTEMPLEM A “PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO”.