O design tipográfico é um trabalho criativo, mas envolve também aspectos técnicos e estratégicos.

Design e arte são coisas diferentes e seus métodos também. Podem utilizar recursos semelhantes, mas no design temos um problema específico de comunicação ou identificamos uma oportunidade de melhoria em algum sistema de informações, ou seja, sabemos aonde queremos chegar. Na arte, o objetivo é poético, parte de uma inspiração, de uma relação inusitada, de um olhar diferente para algo comum; de uma ideia ainda não imaginada, a criação vai surpreendendo o próprio artista.

A arte é experimentação e descoberta livre. O design tem objetivos claros, sejam esses relacionados aos aspectos mercadológicos, educacionais ou informacionais. Precisa considerar questões ecológicas, econômicas, ergonômicas e de usabilidade. Precisa considerar o público-alvo, seus desejos e necessidades, os concorrentes ou similares, as tecnologias, as tendências. Em um escritório de design, diariamente temos que desenvolver projetos criativos, e geralmente não caem tantas ideias do céu. Utilizar um método já sistematizado e o uso de técnicas de criatividade ajudam muito.

Metodologia de Projeto

Vários autores dedicam esforços para detalhar métodos de desenvolvimento de projetos, por isso, nos cursos da área, as disciplinas de metodologia são sempre destacadas.

Bruno Munari, autor de livros de comunicação visual, enfatiza que nos trabalhos de design não devemos sair buscando logo a solução sem fazer um estudo do que já existe e de todas essas coisas envolvidas no projeto.

O método projetual é mais do que uma série de operações necessárias, dispostas em uma série lógica, ditadas pela experiência. O seu objetivo é se atingir o melhor resultado com o menor esforço (…).

MUNARI,1981, p.20

Com base na experiência dos designers, ele propõe uma organização das etapas de um projeto, exemplificando com a criação de uma receita de arroz verde:

Veja um exemplo de projeto de lettering da designer Ilana que mostra a aplicação dessa metodologia:

Realmente o método pode ser resumido em etapas de trabalho, mas isso não significa que são estanques, são todas etapas importantes, mas podem se misturar, pode haver avanços e ser necessário retornar e refazer etapas anteriores.

Por exemplo, podemos ter ótimas ideias no momento em que o cliente apresenta a demanda, às vezes, a solução do projeto já é delineada instantaneamente, no que chamamos de insight. Mas podemos não prestar atenção em algum detalhe do briefing, e o próprio cliente pode não ter clareza do que precisa. Dessa forma, podemos escolher um caminho errado para o trabalho. No final, depois de muitas tentativas gráficas, pode acontecer de ter que começar do zero, esquecer o que estava sendo feito e trabalhar outros conceitos. E esquecer também pode ser uma etapa difícil do trabalho. Pode ser necessário conversar novamente com o cliente, perceber outras coisas especiais, diferenciais, imaginar outras relações e imagens, desenhar e redesenhar… E passar por várias etapas novamente.

Materiais promocionais para o curso de Comunicação Visual

Daniela Almeida

Em um projeto de design, geralmente as escolhas tipográficas são muito importantes e pode mesmo ser o principal elemento para transmitir a ideia pretendida. E pode usar diferentes estilos e técnicas, desde uma forma de impressão antiga, utilizando os tipos metálicos, a própria caligrafia, com o texto escrito à mão, o lettering, que é o desenho das letras ou a escolha de uma fonte digital.

E cada detalhe importa. Cada escolha precisa contribuir para os objetivos do projeto, que deve estar muito claro.

O desenvolvimento de um projeto de design para materiais promocionais do curso de comunicação visual é um bom exemplo de trabalho com ênfase na tipografia.

O trabalho incluiu a escolha dos itens promocionais, a definição das frases e o projeto visual, envolvendo, portanto, aspectos conceituais, técnicos, ecológicos, econômicos e criatividade. É preciso pensar de forma estratégica no marketing, afinal é um trabalho promocional. Da mesma forma, é necessário conhecer bem o público-alvo, que são os estudantes e possíveis interessados no curso técnico integrado de Comunicação Visual do IFSC Palhoça bilíngue (Libras/português), eles é que vão adotar ou repudiar o material projetado. Importante também definir bem os conceitos, não só a ideia principal que pretende transmitir, mas as sensações que deseja provocar.  E ter um foco, destacar o que é especial, único, a identidade visual. O curso é bilíngue, visual, técnico, de comunicação, visual/espacial e oral/auditivo (Libras/português), e é para estudantes jovens (a maioria dos iniciantes têm entre 14 e 16 anos), enfim, um curso muito especial.

Se aquele insight ainda não aconteceu, sabemos que será indispensável aprofundar e pesquisar, organizar, planejar, esboçar, testar, desenhar e redesenhar. Geralmente é necessário trabalhar bastante.

O projeto Lettering

Conheça o resultado de alguns trabalhos. Cada projeto precisou definir o método que seria adotado e no final avaliar a importância de cada etapa no processo.

Camilly Lima Vieira da Silva

Tainá Machado da Cunha

Julia Bastos Bertolino

Nathalia de Almeida Luna

Isadora Waltrick conta como foi a aprendizagem com o desenvolvimento do projeto e faz uma reflexão a respeito do que alteraria em seu processo de trabalho em projetos futuros.

Cada fase é deveras importante e deve ser seguida com cautela para obter um bom resultado. Com a ajuda do painel semântico conseguimos começar a ter noção do nosso tema e do que iremos fazer.

Isadora Waltrick

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A geração de ideias é a etapa mais extensa, já que é necessária a realização de vários testes e rabiscos. Em um próximo projeto, irei me dedicar melhor a essa parte para ter mais ideias.

Isadora Waltrick

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Nos protótipos fiz as escolhas de quatro ideias para implementar nos mockups. Creio que essa parte poderia ter sido mais aproveitada por mim no sentido de criatividade, mas ainda assim gostei do resultado que consegui.

Isadora Waltrick

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Isadora Waltrick

E por último, mas não menos importante, os mockups, que é de longe minha etapa favorita. Conseguir aplicar o lettering no produto e ver o resultado é muito satisfatório depois de analisar todo o processo.

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Isadora Waltrick

Analisar as partes positivas e negativas do processo contribui para compreender a importância do planejamento, de definir um método e seguir etapas. No final do trabalho a avaliação do não depende apenas da aprovação do cliente, mas da análise dos resultados em relação aos objetivos.

O objetivo do projeto não era apenas desenvolver objetos promocionais, o objetivo era comunicar sobre o que significa o curso de Comunicação Visual e conquistar os estudantes. E foram atingidos.

O trabalho foi coordenado pela professora DANIELA ALMEIDA. Veja no link abaixo outros projetos.