Nosso convidado muito especial desta 6.ª edição é a Levant Lab, uma empresa de tecnologias digitais. Mais do que isso, eles são diferentes e se definem assim:

Somos um coletivo de desenvolvedores, designers e pesquisadores que cria experiências digitais e promove projetos de relevância e responsabilidade social com nossos parceiros.

Levante Lab

basteriscob

Nossa equipe do IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue teve a oportunidade de participar do projeto Portal de Libras em parceria com a UFSC e desenvolvido pela empresa. Escolhemos apresentar o trabalho da Levante Lab porque percebemos que a forma de trabalhar do coletivo pode inspirar outras ações empreendedoras.

Gostei muito de trabalhar com a Levante Lab! Direção, coordenação, organização e implementação em equipe. Parabéns pelo trabalho.

Ronice Quadros – Coordenadora de projeto Libras/UFSC

basteriscob

As empresas costumam ter missão e valores que devem pautar as ações e decisões, mas muitas vezes sentimos isso como uma estratégia artificial, pouco autêntica. Isso ocorre até mesmo quando os funcionários não estão envolvidos com as causas da empresa ou pouco sabem dizer quais são os seus valores.

A Levante Lab parece ter reunido pessoas ao redor de ideias claras e confiáveis e comunica os propósitos na marca nos projetos, na forma de trabalhar e em todos os materiais que utiliza em sua comunicação. Além disso, a empresa oferece dicas de como construir um trabalho de desenvolvimento tecnológico tendo como foco a responsabilidade social.

Destacamos alguns aspectos importantes no trabalho e na comunicação da Levante Lab: a definição do DNA da marca, o manifesto, a abordagem colaborativa no processo de criação e as causas que defende/projetos que realiza.

Nosso objetivo é compreender melhor como ocorre a semiose institucional, ou seja, o processo de produção de significados sobre uma organização ou empresa.

DNA DA MARCA

É no DNA que encontramos toda a informação genética de um ser vivo.

Chamamos de DNA da marca um conjunto de informações básicas que transmite a essência de uma empresa ou organização. Saber qual é o DNA da marca ajuda na construção de uma identidade forte e coerente e nos projetos de comunicação com o público externo.

Na criação coletiva do DNA da Levant Lab, o grupo focou nos seguintes aspectos.

HISTÓRIA – assim como nossa história diz muito sobre nós, a trajetória de uma organização é um aspecto importantíssimo. Precisamos entender de onde surgiram as ideias e os desafios enfrentados para a implementação do negócio.

VALORES – tal como os valores pessoais conduzem a vida, uma organização também tem princípios básicos que precisam ser identificados.

DIFERENCIAIS – o que faz alguém ou uma organização ser especial e único?

CLIENTES – nossas relações nos ajudam a nos construir como pessoas, os parceiros ajudam a definir uma organização.

A ideia de focar em projetos de relevância e impacto social positivo foi o ponto que uniu os integrantes da Levante. Mas o trabalho para identificar o DNA da marca foi muito mais profundo e começou com um diagnóstico para entender as forças, vulnerabilidades e expectativas de cada participante, além dos riscos e oportunidades do mercado. Depois foram utilizadas técnicas coletivas de criatividade como o brainstorming e painel semântico.

Diego França explica que esse processo coletivo é importante para que todos caminhem de forma integrada, tomando decisões coerentes com os valores da empresa. O objetivo não é apenas definir como a empresa quer ser vista, mas principalmente como as pessoas envolvidas se veem. E nos oferece uma dica:

A principal dica é incluir todas as pessoas envolvidas no processo, a construção deve ser coletiva para fazer sentido para todas elas.

Diego França

basterisco-preto

MANIFESTO

A Levante Lab tem um manifesto que explica o que faz e porque faz. O manifesto de uma empresa apresenta suas ideias, seus objetivos e filosofia. Assim como faziam os movimentos artísticos da modernidade, o manifesto deve apresentar uma ideia original, falar das transformações que desejam no mundo, de ideias e propostas.

O manifesto da Levante Lab destaca a imaginação:

A imaginação cria a possibilidade de gerar algo novo. A prática que gera a novidade. É isso que somos e fazemos, unimos a imaginação e a ação de criar inovação por meio de ideias e projetos guiados por pessoas que pensam em modificar o espaço em que vivem. Com esperança.

Lais Godinho

basteriscob

O manifesto apresenta também as bases do modo Levante de ser: relevante, humana, tecnológica, livre e coletiva. Conheça o manifesto completo:

MANIFESTO

ABORDAGEM COLABORATIVA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO

O chamado “Ciclo de Vida Levante” é uma abordagem colaborativa para criação, apresentada de forma muito poética. Relacionando o trabalho de desenvolvimento tecnológico com a sustentabilidade, o ciclo expõe as etapas de sua metodologia de projetos como o cultivo de ideias que dão frutos e sementes.

A equipe da Levante Lab está engajada com causas ambientais, fazendo parte de campanhas como a geração restauração, consumo consciente e apoiando pequenos negócios de produtos sustentáveis e/ou veganos.

Também colocam-se a favor dos direitos dos povos originários e da igualdade de gênero, contra a homofobia, a bifobia e a transfobia, apoiam ações solidárias e buscam promover a acessibilidade.

Alguns projetos podem exemplificar o foco da empresa, como o desenvolvimento de uma plataforma de marketplace para conectar produtores, vendedores e compradores engajados em causas sociais e ambientais, os projetos voltados ao campo da educação e o desenvolvimento do Portal de Libras.

O Portal de Libras foi um projeto muito grande e desafiador, pois não existem soluções prontas que favoreçam a navegação em Libras. Tudo foi construído com pesquisa e colaboração entre surdos e ouvintes.

Atualmente, a Levante é constituída por todos os integrantes ouvintes, nosso contato com o mundo da comunidade surda começou a se estreitar com esse projeto. Então, partimos de um lugar onde o usuário final não nos era comum. Nesse sentido, imergimos em pesquisas de envolvimento para poder contribuir com as necessidades daqueles que nos propusemos a entregar um produto.

Sther Condé

basteriscob

Essa imersão no mundo surdo não poderia existir sem considerar a língua de sinais. A Levante Lab assumiu mais essa causa e nos desafia a aprender Libras argumentando que:

– é uma língua inclusiva;

– aprimora o raciocínio;

– é uma habilidade apreciada no mundo do trabalho.

Conforme Norberto Chaves, autor de La Imagen Corporativa, os significados gerados por uma instituição envolvem quatro aspectos.

– A realidade da organização, seus projetos, sua estrutura, seu portfólio.

– O trabalho planejado de comunicação, como o projeto de identidade visual com o desenho da marca e suas aplicações, as publicações nas mídias sociais, o manifesto e as campanhas de divulgação.

– A identidade, ou seja, a ideia que o grupo constrói sobre si e que se transforma constantemente.

– A imagem que as pessoas, em especial seus clientes, têm sobre a organização.

É possível observar que quando as ideias correspondem aos fatos e a comunicação é tratada com profissionalismo, a imagem que as pessoas desenvolvem sobre a organização é positiva e coerente com seus propósitos. A Levante Lab transmite confiança e nos faz imaginar junto com eles um futuro melhor.