O conceito de Audiovisual é a junção simples de duas outras palavras derivadas, áudio + visual que caracteriza a produção que integra: som, imagem, e qualquer subproduto que surgir dessa união. E, é justamente nesses subprodutos que a confusão e a mágica acontecem.

Na evolução histórica as limitações tecnológicas eram barreiras, porque ou você tinha uma produção em áudio ou uma em vídeo. As duas juntas: não. No campo do áudio, você encontrava música ou rádio, enquanto no campo do vídeo, tínhamos fotografia e, posteriormente, cinema. Já nos primórdios do cinema, percebeu-se que o fascínio das imagens em movimento não era suficiente, pois havia uma peça do quebra-cabeça faltando. Foi então que os diretores começaram a apresentar seus filmes acompanhados de orquestra ou piano, como uma forma de burlar tais limitações técnicas.

Fonte: http://heloisagodoyfagundes.blogspot.com/2015/12/o-outro-lado-da-extinta-profissao-dos.html

E, assim, essa mistura apenas impulsionou caminhos para que as ideias, as técnicas e os equipamentos contemplassem mais formas de juntar as duas mídias, criando, por si, uma única: o audiovisual. O próximo grande salto veio junto com a internet e toda a interação que ela proporciona. Isto é, novas maneiras de impressionar, de informar e, principalmente, de entreter. E como explorar todas as ferramentas e possibilidades que a mistura áudio-vídeo proporciona para criar materiais cada vez mais impressionantes, informativos e divertidos?

Das inúmeras possibilidades disponíveis, podemos observar experiências no campo do cinema, publicidade, internet e animação. Esses produtos são objeto de prática experimental no curso de Tecnologias em produção multimídia, no qual se produzem curtas, webséries, vídeos publicitários, documentários, entre outros formatos que atendam às solicitações do mercado.

A PUBLICIDADE

Os estudantes aplicaram o aprendizado no desenvolvimento de roteiros (formato agência e formato produtora), na produção e edição dos trabalhos publicitários. Os vídeos caracterizam a linguagem objetiva da publicidade de chamar a atenção e convencer em 30 segundos.

Na publicidade, para vender uma marca e um produto direcionado, com agilidade e precisão, uma boa ideia não é o bastante. Cada elemento do audiovisual como cor, enquadramento, ângulo e movimentos da câmera fazem diferença.

CINEMA E WEBSÉRIES

Quanto ao cinema, os estudantes exercitam diferentes formatos (curtas, documentários), como também suas vertentes potencializadas pelos avanços tecnológicos da internet, como as webséries. Vale destacar que o cinema se tornou uma das maiores indústrias do entretenimento moderno, movimentando bilhões de dólares anualmente. E as webséries se reproduzem neste contexto, porém são disponibilizadas pela web, onde são apresentadas narrativas curtas independentes, vlogs, podcasts, entre outros conteúdos, exclusivamente, disponibilizados por meio da internet.

Os estudantes  realizam uma websérie de 4 pequenos episódios abordando receitas saudáveis para o público surdo.

Kefir

Produzir a websérie, do início ao fim, foi um grande desafio. Em grupo, pela quantidade de ideias, acredito que o principal desafio foi organizar um único caminho, e alinhar as propostas em uma só. E aí sim começar a produzir. Pensamos juntos, discutimos e concordamos. No final, adoramos o resultado e o melhor de tudo foi poder sair um pouco do ramo “cinema” e explorar outra área mais “vendível”, no nosso caso, o Youtube.

Ana Paula Tutui

Pão caseiro

A adaptação do roteiro para Libras também foi uma dificuldade, pois algumas palavras precisavam de tradução mais literal, outras não. Por sermos um grupo de ouvintes e um membro da equipe ser surdo, pensamos que a comunicação seria uma grande dificuldade, mas não foi! Mesmo sem a fluência em Libras, por parte dos ouvintes, conseguimos nos comunicar perfeitamente durante as aulas com intérprete e, durante a gravação, sem intérprete. Isso nos mostrou que somos totalmente capazes de quebrar esse paradigma da comunicação entre surdos e ouvintes.

Ana Paula Tutui

Pasta de Amendoim

A realização do projeto, para Ana Paula, foi essencial porque mostrou que eram capazes de realizar toda a produção, com auxílio dos professores, de algo que pode ser um produto real!

O conhecimento e experiência que adquirida realizando esse projeto são totalmente aplicáveis ao mercado de trabalho.

baster

A escolha da temática foi a “da culinária”. Pensamos na culinária, porque é algo que todos gostam de ver, são vídeos práticos e rápidos de assistir. Além disso, por se tratar de um câmpus bilíngue, por conhecermos a comunidade surda, pensamos em produzir a websérie com Libras como primeira língua. Geralmente realizamos projetos bilíngues em que a Libras era a segunda língua, e tomamos isso como um diferencial. Aliado a isso, realizamos pesquisas no YouTube para verificar o volume de conteúdo que havia nesse tema, culinária em Libras, e encontramos poucos resultados.

Ana Paula Tutui

baster

Wrap

E, sobre animação, ela talvez seja o subproduto mais versátil do audiovisual, onde o limite é apenas a imaginação de seu criador. Não importa a tecnologia ou a técnica utilizada, nela podemos criar qualquer mundo e contar qualquer história. Sobre animação, temos nessa edição uma matéria com vários exemplos. Leia, pois você irá gostar!