EDITORIAL Nº 4

Chegamos na 4.ª edição da reVISTA com muitas novidades. 

Na parte sobre design e comunicação visual, temos uma matéria a respeito do design de ícones para a navegação de usuários surdos que mostra a existência de várias pesquisas relacionadas ao tema. São estudos de design feitos por surdos, que contaram com a participação de surdos ou que fizeram testes de usabilidade com surdos, e nos oferecem muitas recomendações importantes. Uma das pesquisas apresentadas foi desenvolvida pelo professor Daniel Scandolara e mostra a análise de ÍCONES EM LIBRAS, uma novidade implementada no ambiente virtual de aprendizagem do câmpus Palhoça bilíngue.

A parte relativa ao audiovisual também apresenta assuntos interessantes como a elaboração de ROTEIROS PARA ANIMAÇÃO, um estudo de EMPREENDEDORISMO feito por estudantes surdos, que resultou em um vídeo bem divertido, além de um material sobre a CULTURA SURDA com a apresentação de um rico conteúdo que pode servir como subsídio para os trabalhos de design e produção multimídia acessíveis.

Sobre interatividade mostramos o projeto SCAPE ROOM: ESCAPE SE FOR CAPAZ!, por meio do qual buscamos compreender melhor como as narrativas de imersão podem ser planejadas para envolver os participantes surdos. A imersão também é tema do trabalho de conclusão de curso de Nathália dos Santos, com orientação de Filipe Cargnin, apresentada na matéria O CÍRCULO MÁGICO DOS JOGOS. Nathália demonstra como os jogos utilizam estratégias para envolver o jogador no círculo mágico, ou seja, nesse mundo imaginário criado pelo jogo. O estudo vai além, analisando o que alguns jogos têm feito para quebrar esse círculo mágico e envolver a realidade do jogador naquele ambiente. Muito interessante! 

E por fim contamos com uma participação muito especial: a equipe que trabalhou no projeto CRISÁLIDA. Se você ainda não conhece, veja a matéria sobre esse projeto inovador e assista a série e ao curta, vale muito a pena!

Esperamos que vocês gostem deste novo número da reVISTA. Boa leitura!

A reVISTA nº4 foi desenvolvida com apoio do IFSC – Edital 23/2019/PROPPI/DAE PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS QUE CONTEMPLEM A “PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO”.