Um projeto de identidade visual envolve pesquisa, planejamento, criação, além de estudos sobre como a marca vai ser usada, produção de materiais, testes.
A etapa da criação da marca é a parte mais legal, mas também a mais desafiadora de um projeto de identidade visual.
Marca ou assinatura visual
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logotipo + símbolo gráfico
A marca ou assinatura visual é a reunião do logotipo com o símbolo gráfico (se existir).
Entretanto, alguns autores chamam de assinatura visual e não de marca, porque consideram que a palavra “Marca” tem um significado mais amplo, que envolve a percepção das pessoas sobre a instituição. Por exemplo, o valor da marca da Coca cola não é só o desenho do logotipo, mas todo o estilo que faz a marca ser lembrada como é.
O método para o desenvolvimento de um projeto de identidade visual ensinado nas escolas de design e adotado pela maioria dos profissionais, geralmente começa com conversas com o cliente e pesquisas (de mercado, dos usuários, dos concorrentes, etc.). Depois disso, se chega numa síntese, nas palavras-chave, ou seja, nos conceitos que transmitem a personalidade da organização. O objetivo é transmitir esses conceitos em imagens. O que nem sempre é tão simples como pode parecer.
Tendo os conceitos, aprovados pelo cliente que contratou o trabalho, é hora de fazer esboços, muitos esboços. Várias ideias são rabiscadas, diferentes tipos de letras são experimentadas, fazem-se estudos de cores, desenhos, desenhos e mais desenhos, no papel e no computador.
Veja o que diz Alina Wheeler, no livro “Design de identidade de marca” com tradução de Tom Min Alves:
O designer começa o processo examinando centenas de variações tipográficas. Partindo do básico (por exemplo, se o nome deve ser composto só com maiúsculas ou com maiúsculas e caixa-baixa), o designer considera os caracteres tipográficos clássicos e modernos, variações em romano e itálico, bem como diversos pesos e combinações.
Alina Wheeler
As soluções gráficas podem surgir de situações imprevisíveis, de combinações estranhas, relações entre ideias bobas, de um encontro inusitado, de formas rabiscadas. Alguns autores consideram que o processo criativo é sempre uma surpresa, não se consegue explicar como ocorre a ideia. O designer trabalha, trabalha, rabisca, rabisca, mas o insight surge de repente, e muitas vezes, de onde menos se espera.
A etapa da criação precisa ser solta, deixar fluir imagens e pensamentos livremente, fazendo associações absurdas e combinações esquisitas. É divertido.
Contudo, é claro que nem sempre os designers chegam nessa tão desejada ideia surpreendente e ótima, por isso utilizam métodos de trabalho que contribuem para que a solução gráfica seja adequada, mesmo quando não for tão original.
Então, depois de encontrar algumas alternativas interessantes para a marca, é necessário voltar aos conceitos e verificar se a marca realmente transmite todas as palavras definidas, e se cada detalhe contribui para isso. Se não, é preciso recomeçar, e desenhar mais.
Depois de escolher a alternativa mais adequada são feitos os ajustes. E o cliente precisa aprovar.
Veja alguns projetos desenvolvidos no curso de Tecnologias em Produção Multimídia. Será que os símbolos e suas aplicações transmitem os conceitos planejados? Faça o teste. Observe as cores, se são mais elegantes e sofisticadas, ou mais vibrantes e alegres, se a tipografia dá uma ideia de tradição ou é mais atual, se as formas transmitem movimento ou são estáticas, se mostram equilíbrio ou ousadia, observe bem e marque os conceitos que você imagina que foram a base de cada projeto.
As respostas você encontra no final da matéria.
SUPERBARBEARIA
Criação : Darley Goulart Nunes, Lucas Delpino, Homero Luz, Thais dos Santos
1 – A marca da SUPERBARBEARIA transmite:
A ( ) Simplicidade, economia, praticidade, rapidez
B ( ) Luxo, elegância, espaço de interação, tecnologia
C ( ) Tradição, experiência, confiança, seriedade
D ( ) Objetividade, organização, praticidade, contemporaneidade
E ( ) Diversão, alegria, simplicidade, infantil
LUIZA HELENA: Personal organizer
Criação : Darley Goulart Nunes, Lucas Delpino, Homero Luz, Thais dos Santos
2 – A marca da LUIZA HELENA: personal organizer transmite:
A ( ) Minimalista, simplicidade, serviço barato, criatividade
B ( ) Luxo, variedade, rapidez, tecnologia
C ( ) Tradição, experiência, economia, confiança
D ( ) Organização, confiança, bem estar, sofisticação
E ( ) Diversão, alegria, simplicidade, organização
SHARKSOCK: produtos pintados à mão
Criação: Giulia Cima, Letícia Demetrio, Rafaela Heinzen Lazzaris
3 – A marca da SHARKSOCK transmite:
A ( ) Tradição, elegância, moda, feminino
B ( ) Luxo, variedade, tecnologia, preço elevado
C ( ) Estilo mórbido, charmoso, jovem, artístico
D ( ) Sofisticação, modernidade, fashion, elegância
E ( ) Diversão, infantil, simplicidade, novidade
NVB: Produtora músical
Criação: João Pedro Padilha, Lucas Rensi Keri
4 – A marca da NVB transmite:
A ( ) Tradição, clássico, sofisticado, estilo anos 80
B ( ) Expressão, hip-hop, empatia, urbano
C ( ) Artístico, pessoal, sofisticado, eletrônico
D ( ) Divertido, alegre, dançante, inovador
E ( ) Popular, comum, simples, música brasileira
EALIS: Equipe De Acessibilidade em Língua de Sinais
Criação: Lais Rovani Teixeira e Heitor de Paula
5 – A marca da Ealis transmite:
A ( ) Tradição, clássico, fácil, acessível
B ( ) Expressão, qualidade, empatia, rapidez
C ( ) Acessibilidade, profissionalismo, empreendedorismo, jovialidade
D ( ) Divertido, alegre, infantil, público surdo
E ( ) Popular, comum, simples, econômico
InTELECOM: Soluções para telecomunicações empresariais
Criação: Marlon dos Santos e Beatriz Rebello Cardial
6 – A marca da inTelecom transmite:
A ( ) Divertido, tecnológico, jovial
B ( ) Sofisticado, tradicional, experiência e profissionalismo
C ( ) Atendimento de excelência, confiança, pontualidade
D ( ) Criatividade, economia, rapidez
E ( ) Artístico, variedade, sustentabilidade
COCORICÓ: Fast food
Criação: Jean Marciel e Lucival Ferreira
7 – A marca COCORICÓ transmite:
A ( ) Caipira, econômico, alegre, simplicidade, bem servido
B ( ) Sofisticado, caro, elegante, lugar bonito
C ( ) Comida caseira, comum, prático, rústico, lugar aconchegante
D ( ) Comida árabe, gostoso, especial, pequenas porções
E ( ) Saudável, leve, variado, natural
NATALYA DEFREYN NASCIMENTO: fotógrafa
Criação: Ester Lima, Marcos Nascimento, Mariana de Aguilar, Matheus Frutos, Natálya Defreyn e Vitor Heitor Sousa
8 – A marca NATALYA DEFREYN NASCIMENTO transmite:
A ( ) Alegria, festa, diversidade, animação, eventos
B ( ) Sofisticação, elegância, beleza, feminilidade
C ( ) Rústico, natureza, radical, aventura
D ( ) Esportividade, radical, movimento, natureza, diversidade
E ( ) Carisma, simplicidade, proximidade, criatividade
NO PONTO: Hot dog
Criação: Ester Lima, Marcos Nascimento, Mariana de Aguilar, Matheus Frutos, Natálya Defreyn e Vitor Heitor Sousa
9 – A marca No Ponto transmite:
A ( ) Rapidez, acolhedor, qualidade
B ( ) Sofisticado, caro, elegante
C ( ) Comida caseira, comum, rústico
D ( ) Variedade, ambiente aconchegante, vegetariano
E ( ) Saudável, leve, variado, natural
RECANTINHO: troca troca de roupas e objetos
Criação: Ana Karolina Nivinsk, Gabriel Teixeira, Matheus Soter e Vitor Severo
10 – A marca ReCantinho transmite:
A ( ) Fazer o bem, sustentabilidade, religião
B ( ) IFSC, moda, tecnologia
C ( ) Juventude, fashion, inovador, sustentabilidade
D ( ) Variedade, ambiente aconchegante, chique, caro
E ( ) Diversidade, moda, reciclagem
Cada elemento deve contribuir para a ideia. Porém, nem sempre é possível perceber num primeiro olhar esses detalhes. Precisamos desenvolver o olhar, estudar os elementos do design e como contribuem para a significação, estudar técnicas de composição e princípios de design, observar muito e criar o hábito de analisar o que vemos.
Muitas vezes o cliente, ao ver o projeto, não é capaz de identificar se as imagens correspondem aos conceitos. Apenas expressa sua opinião, dizendo se gostou ou se tinha expectativas diferentes. É sempre bom relembrar os conceitos, antes de apresentar o projeto, e conduzir a análise, observando como os elementos do design contribuem para mostrar a personalidade da organização para seu público.
O projeto de identidade visual inclui, também, outras etapas como desenvolvimento de aplicações da marca, elaboração de manual de identidade visual, animações, implementação e testes.
Respostas
1(D); 2(D); 3(C); 4(B); 5(C); 6(C); 7(A); 8(E); 9(A); 10(C).