Narrativas de imersão

Narrativa é a ação de narrar uma história. Isso envolve não apenas o enredo, mas o detalhamento dos personagens, tempo e espaços para situar o leitor ou espectador e envolvê-lo na história. E as histórias sempre têm começo, meio e fim, planejados com diferentes ritmos para criar o clima tenso, alegre, romântico ou aterrorizante, por exemplo.

Já o termo imersão é o ato ou efeito de imergir, afundar, mergulhar num fluido ou líquido. Também usamos o termo para falar da entrada de alguém em um ambiente, real ou imaginário.

Segundo o pesquisador Arlindo Machado, autor do livro O sujeito na tela, a imersão é um conceito que se refere a um modo como as pessoas podem “entrar” ou “mergulhar” nas imagens.

Na narrativa de imersão o principal desafio é quebrar a barreira entre espectador e narrador para promover a imersão do usuário. Mas enquanto o cinema tradicional tem uma temporalidade e espacialidade definida, a hipermídia tem a força de transcender o tempo e o espaço.

Em projetos de hipermídia, as narrativas imersivas envolvem as pessoas por meio da interação na realização de uma determinada história fazendo com que o interator decida por onde quer iniciar e seguir no mundo ficcional, sendo ele o narrador da sua própria história. A história oferece múltiplos caminhos e destinos.

E para fazer isso os projetos hipermidiáticos exploram tanto o conteúdo quanto a interface. Uma obra interativa e não-linear trabalha com aspectos de linguagem e tecnologia envolvendo diferentes áreas do conhecimento como design, programação e audiovisual.

A roteirização segue as mesmas regras do audiovisual acrescentada dos elementos: não-linearidade, interatividade e múltiplos pontos de vista. Em um filme interativo, o autor e o roteirista não fazem vários filmes, mas um roteiro programado para ter um texto fílmico coeso, embora explore a história em diferentes versões. E isso implica uma programação da narrativa, ou seja, precisa ter um roteiro não apenas do conteúdo audiovisual, mas também para planejar as associação entre os recursos técnicos que conduzem a navegação não-linear. O trabalho envolve então as seguintes etapas:

ETAPAS

Pesquisa: formatos, narrativas, público alvo etc;

Definição de tema, storyline e argumento;

Definição de requisitos de programação;

Criação de fluxograma (links, trajetórias possíveis);

Criação de conteúdo (roteiro com cenas de acordo com o fluxograma);

Criação de storyboard de telas.

Veja dois exemplos de recursos educacionais digitais multimídia que exploram características de narrativas imersivas.

O jogo Estacionamento Algorítmico é um jogo interativo para o estudo de códigos html.

O Desafio era criar algum aplicativo para auxiliar os alunos  na aprendizagem das disciplinas inicias de programação. Optamos pela criação do jogo Codrastico por proporcionar uma linguagem mais amigável e criativa. Na roterização pensamos em contextualizar esse “sentimento criado” na maioria dos alunos quando se depara com as disciplinas de programação, “programação é algo de outro mundo”. Por isso criamos uma narrativa de imersão com tema de invasão alienígena, onde o jogador tem o desafio de invadir uma nave alienígena para salvar a terra, desvendando enigmas (que no caso são os conteúdos de desenvolvimento web – HTML E CSS).  Sobre a narrativa, o jogador pode escolher duas trilhas: a trilha de HTML e de CSS. Ambas possuem enigmas sobre cada tema.

Kelvin Bruno

basteriscob

Paris Encena é um Quiz que apresenta o conteúdo de enquadramentos, movimentos e ângulos de câmera dentro da Linguagem Audiovisual em alguns filmes com locações em Paris.

Em um trabalho de hipermídia, dois elementos principais podem ser trabalhados visando potencializar as narrativas imersivas: os conteúdos e os links. Os conteúdos são imagens, vídeos, áudio, textos etc. Os links são caminhos que fazem a ligação entre esses conteúdos. A história e a forma como ela é apresentada faz toda a diferença, evidentemente, mas os caminhos possíveis e as formas de navegação, com suas surpresa, descobertas, ou decepções são fundamentais para promover uma experiência maravilhosa ou para o fracasso total do material. A estrutura da narrativa é um desafio para os autores e roteiristas tão importante quanto a própria história.